sexta-feira, 19 de junho de 2015

Questões quadrinísticas para debate nerd. Parte I.

Na real, na real, tem algumas coisas que merecem ser informadas aqui. O Superman veio ao mundo em junho 1938 e era um personagem muito, mas muito diferente do que é hoje. Infinitamente mais fraco, não voava, dentre outras coisas, em resumo, suas habilidades não eram o que são hoje. Seu caráter, bom, esse então nem se fala, o Super, lá no seu inicio, era um super-herói mais faca na bota, não exitava em trocar de identidade com alguém para pegar um bandido, ou mesmo, se necessário, matá-lo. Ou seja, era um herói, meio que anti-herói, somente na segunda guerra que ele começou a ter a configuração que conhecemos hoje.
Já o Batman veio ao mundo em maio de 1939, 11 meses depois - obviamente ele surgiu mediante o enorme sucesso do Superman -, logo o Batman não é bem uma cria do Superman, mas um contemporâneo a este, além de concorrentes pelos corações dos leitores. A história do Batman se manteve praticamente a mesma, com as devidas considerações aos anos 50, que quase casaram o Batman com a mulher-gato, coisa do comic codes. Devo lembrar também que o Batman lá no seu inicio, usava arma de fogo, completamente diferente da ideologia atual do personagem. Outro fato interessante é que o Homem-Morcego, não foi criado como um super-herói, mas como um detetive e era chamado como Bat-Men. 
Em resumo, sobre estes dois grandes super-heróis, mais que sessentões, é isso, maiores informações basta dar um google.

Já nos anos 60 do século XX uma inovação ocorre, uma total reformatação do mundo dos super-herói vem com as criações de Stan Lee, uma nova forma de super-herói, completamente diferente do que existia até então, que em muitos casos se resumia a inúmeros personagens que eram cópias do Superman e do Batman, basta uma pesquisa rápida na internet para confirmar isso, até as capas dos gibis eram iguais.
Os personagens de Stan Lee tinham características muito diferentes das que os super-heróis de até então possuíam, suas criações eram mais próximas da realidade, adquiriram seus poderes e habilidades a partir de  elementos atuais, de acordo com o momento de suas criações, a guerra fria, a corrida espacial, a energia nuclear eram coisas que faziam parte das vidas das pessoas, e Lee levou isso para os quadrinhos de forma inenarrável. Mas, sua maior proeza foi dar aos seus heróis os problemas comuns, que todos nós temos, nos aproximou mais ainda destes grandes personagens, tornando-os mais humanos, e menos deuses.
Em suma, concordo que o Superman merece respeito, mas já achar que todos os outros heróis vieram graças a ele, duvido muito, esse é um debate muito antigo e longo que deixa para quem ler o blog comentar o post.

3 comentários: