quinta-feira, 14 de março de 2013

Batman e a Sociedade

   Batman, o homem-morcego, é a proteção da sociedade civil frente a ineficiência policial, que diante da crise social e do Estado, apela para o sensacional... Um herói mascarado neste caso. 
    Mas Batman é diferente dos outros Heróis. Ele não tem poderes sobre-humanos. Suas habilidades denotam de treino em níveis olímpicos em diversas artes marciais ate chegar a perfeição absoluta, muito estudo também é uma característica de Batman. Este é um gênio nato, tanto em questões de engenharia como na ciência forense, história, criminologia psicologia dentre outros tantos temas que lhe possibilitem uma compreensão dinâmica e rápida da criminalidade e seus meandros de gestão e ação. 
   O homem-morcego surgiu muito antes dos heróis dotados de capacidades super-humanas. Ele foi criado num momento histórico impar para sociedade estadunidense e mundial. Ele surgiu em meio à depressão americana dos anos 30 do século XX e retrata, com perfeição as características que a sociedade da época continha. Problemas sociais em âmbito, tanto nacional (EUA) quanto internacional (restante do planeta), níveis de criminalidade em ascendência  muito disso devido a baixíssima - pra não dizer inexistente - falta de trabalho regular. corrupção em todos os níveis da infraestrutura estatal dentre outras mazelas da época.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário