O personagem Batman sempre foi uma personagem localista, ou bairrista, com salvas exceções que o levam para fora de Gotham city. Mas o que foi apresentado recentemente foi algo muito inovador para essa personagem, pois o Batman é reconhecido por manter-se sempre em sua base de operações, que é a referida cidade fictícia acima.
Neste caso, Batman internacionaliza-se, ou melhor, terceiriza-se, no momento em que ele cria a "Corporação Batman" , uma ação em que ele busca gerar combatentes do crime em diversos países do mundo todo. Todos estes financiados por Bruce Wayne.
![]() |
| Capa do Volume 1 da publicação brasileira |
Mas quais as causas de uma empreitada dessas nos quadrinhos do homem-morcego? Já que sobre questões de politica internacional o serie não se atem nem um pouco. Podemos visualizar algumas possibilidades. A primeira é que diante de uma crise mundial da economia, assim como a de 1929 que criou o personagem em questão, os editores e o próprio roteirista Grant Morrison, atualizaram essa situação de criação, pois, assim como a depressão dos anos 30 do século XX gerou uma inoperância policial, que diante da crise social e do Estado contribuiu para uma ampliação da criminalidade, pode ser isso que os autores querem ressaltar. Não que esteja ocorrendo uma ampliação da criminalidade, mas sim que diante da possibilidade de uma nova recessão essa é uma possibilidade real de acontecimento.
Escolher um personagem como o Batman, reconhecidamente um personagem bairrista, para uma empreitada dessas concerteza merece um pouco mais de atenção. pois essa "terceirização" do Batman pode estar ligada com o que se imagina que pode ocorrer num futuro não muito distante. mas não é algo infundado, basta prestar atenção nos acontecimentos globais que nota-se um aumento na criminalidade, e um personagem que resolver fazer justiça com as próprias mãos terceirizando essa pratica podemos contatar que não se esta, como direi, botando fé nas instituições públicas, tanto de segurança quanto administrativa. Pois, assim como na depressão dos anos 30 do século passado, a corrupção a ingerência e as varias formas de criminalidade elevaram-se drasticamente diante das fracas instituições públicas do referido momento. logo essa série quadrinistica pode estar nos alertando do que pode estar por vir,
que fiquemos atentos!

Nenhum comentário:
Postar um comentário