quarta-feira, 13 de abril de 2011

QUE PARTE SERA ESSA?

Autor: Rodrigo Moraes
Formando em História

Esta capa me da uma sensação de nostalgia dos meus estudos sobre a segunda guerra, pois aquele sonoro ARE YOU DOING YOUR PART? Traduzindo você esta fazendo a sua parte? Que esta estampada em letras grafais com a mão do Capitão América com o dedo indicador em riste atravessando a bandeira Estadunidense nos mostra claramente um retorno, ou um resgate da metodologia de cooptação do povo durante a segunda guerra. Digo isso partindo do principio de que todos os povos são pacifistas, mas isso não quer dizer seus dirigentes. Partindo deste conceito nada mais obvio do que usar a propaganda para legitimar algo. Pratica usual desde o principio do século XX quando surgiram as modernas técnicas de propaganda, obviamente governos pelo mundo afora utilizaram essas técnicas para arregimentar apoio do povo para suas ações.
Assim vemos que nesta capa do Capitão América com aquele dedo em riste e aquela frase patriótica usual nos faz sair a imaginar até a voz que diz aquela frase, algo no timbre agudo e forte. Esta impressão, literalmente nos da a sensação nos faz perguntar “ realmente estamos fazendo a nossa parte? No momento em que nos fazemos essa pergunta nós estamos legitimando as ações daqueles que desenvolveram a propaganda, mas não estou dizendo a editora, nem os donos, mas sim o governo, pois tudo isso gira em torno de relações de poder e consequentemente relações de dominação.
Dessa forma, podemos avaliar que numa capa desenhada, da forma que foi esta, juntamente com a frase que fora escolhida tem a intenção de criar uma forma simbólica, ou em outras palavras, com esta capa os que detem o poder estão angariando apoio para suas ações. Ou seja, manipulação ideológica!  
visualizado em : http://www.coverbrowser.com/covers/captain-america-2002
Assim, qual parte será esta que eles querem que o povo norte americano faça? Oras, obviamente é a que o povo apóie incondicional, (sim incondicional pois no momento em que apelam para o sentimento patriótico sem uma boa razão, creio que uma boa razão seja defender seu território de uma invasão de exercito inimigo), as suas arbitrarias intervenções militares em paises remotos que além de não terem como equiparasse belicamente são possuidores de bens que são de extrema necessidade tanto para os EUA, quanto para a Europa, isto sem contar a cultura, que é totalmente diferente o que claramente assusta o ocidente.

2 comentários:

  1. Como publicitária achei muito interessante vossa abordagem. Agora fico na espera de mais postagens.E vou voltar a ler sobre Teoria da Comunicação =)

    ResponderExcluir
  2. Quem me indicou vosso blog foi o futuro professor de história Marcelo =)

    ResponderExcluir