Autores: Rodrigo Moraes Cunha / Marcos Santos
Formandos em História
Tem algo muito interessante na capa desta nova fase do Capitão América, digo isto, pois desde que eu a vi pela primeira vez eu fiquei com uma sensação déjà vu e não me lembrava de onde vinha esta sensação, quando do nada lembrei-me de onde vinha esta impressão de repetição.
![]() |
| Captain America (2002) #1 art: John Cassaday visitado em : http://www.coverbrowser.com/covers/captain-america-2002 |
Aqueles elementos que estão nesta impressionante capa já foram utilizados com o mesmo objetivo, propaganda ideológica e legitimação, e quais são estes elementos que estão na capa e que também esta em uma outra pintura? Oras, são a personagem central segurando uma bandeira prostrando-se a frente guiando uma massa em meio a fumaças originárias de combates.
![]() |
| A LIBERDADE GUIANDO O POVO(EUGÈNE DELACROIX) |
Portanto, podemos concluir que ambas as imagens carregam o mesmo cunho ideológico se prestando a legitimar as ações proferidas por estes povos, obviamente cada um em seu contexto histórico-social. O primeiro legitima o processo revolucionário francês de 1789 como movimentos do povo, o que é um engano. O segundo legitima as ações de represália de um país poderoso frente a um inimigo que não se conhece, neste caso os terroristas.
Pois bem, diante dessas evidências chegamos ao entendimento de que a Grande Mídia e conseqüentemente os seus mandatários, isto é, os que detem o poder, seja ele político ou econômico, utilizam atualizações de formas simbólicas de legitimação do passado, neste caso as referidas imagens acima, para legitimar as suas ações no presente. Desta forma, vemos que a Mídia trabalha constantemente manipulação das massas por meio da utilização de formas simbólicas. 

Nenhum comentário:
Postar um comentário