segunda-feira, 14 de março de 2011

FIGHT TERROR? QUAL TERROR?

Autor: Rodrigo Moraes Cunha
Formando Em Histórias

Pretendo aqui discorrer sobre o conteúdo político ideológico implícito na capa do segundo numero da nova fase do Capitão América. Capa publicada nos EUA em 2002.
O que nos passa na cabeça ao ver uma capa de história em quadrinho com o seguinte dizer “Fight Terror”, ainda mais quando o Capitão América esta na capa acertando a palavra terror com seu escudo (bandeira)? Oras, Vemos claramente o conteúdo ideológico inserido na imagem bem como o alinhamento da editora responsável pelo Sentinela da Liberdade para com a política do então governo Bush, isto é, ela declara-se, obviamente, a favor de um combate explicito contra estes “agentes do mau”. Declaração esta embasada na opinião publica do momento e no mais que antigo espírito beligerante norte-americano.
visualizado em: http://www.coverbrowser.com/covers/captain-america-2002
Desta forma, vemos que ao criarem uma capa com esta estão nos passando a seguinte informação “nós vamos à luta e venceremos a qualquer custo” o que na realidade não vem acontecendo, isto nos leva a entender que o país mais rico do mundo vai usar, e usaram todo seu poderio militar contra paises, supostamente, colaboradores de organizações terroristas.
De tal modo, vemos que o alinhamento do Capitão América para com a política do governo, coisa já esperada, era algo natural, já que a personagem sempre fora dotada de alto nível ideológico em suas aventuras. Apesar disso, temos que ter ciência de que a uma propaganda ideológica muito forte nas HQ’s em geral, mas as do sentinela da liberdade é explicito e temos que ter consciência de que não há apenas um vilão nessa história, pois, afinal de contas quem é o terrorista? Um país que ano após ano, governo após governo vem sugando as riquezas de outras nações para o seu beneficio próprio? Ou uma minoria radical que vê na violência, e não no diálogo, a única saída para livrar-se das garras do império?
Pois bem, temos que saber que nesta luta existe uma faca de dois gumes, de um lado um país imperialista rico dotado de um aparato militar gigantesco lutando contra um inimigo sem nação e invisível. Assim sendo quem sempre sofre nesse Fight Terror é o povo, independentemente em que país ele esta, o povo sempre é quem sofre mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário