quinta-feira, 31 de julho de 2014

MARVEL NOIR

Ola galera, hoje trago a vocês uma pequena analise desta série de quadrinhos muito interessante. já foi publicada a um tempo já, mas estava aguardando ter todos os volumes, e acreditem ainda me falta um, para poder escrever sobre a mesma. Mas como só falta um único volume resolvi escrever assim mesmo. 
Espero que gostem do texto.




Está bela série de quadrinhos ambienta os heróis Marvels na emblemática década de 30 do século XX. Praticamente todos os grandes heróis da Marvel tiveram suas adaptações para este ambiente dos anos 30 e com uma estética muito particular que é o gênero cinematográfico NOIR.
Bom, vamos para a analise desta serie muito interessante. Primeiro, vamos discutir o porque da escola da década de 30, convenhamos poderia ter sido qualquer outra década, mas não foi. Por que isso? Oras, a escolha desta década está vinculada com o momento em que os estadunidenses estavam passando, e qual é este momento? a crise financeira de 2008. Mas ai alguém, um jogador inveterado de game pode argumentar, mas o aranha Noir já tinha aparecido antes em um jogo do mesmo. Eu respondo, mas claro que sim, mas a transferência deste aranha Noir do game para os quadrinhos é que é interessante, pegaram um ambiente brinde de um jogo eletrônico e deram maior notoriedade em um momento econômico complicado. qual o objetivo disto? Oras, basta lembrarmos das nossas aulas de história quanto a situação politica e econômica nos anos 30. Depressão, misseira, descredito nos políticos e nos órgãos de controle politico social. 
Mas por que trazer essa lembrança? Bom, ai que está o pulo do gato, trazendo esta lembrança a um publico que tem na memoria viva ainda todas as mazelas daquele período,  Como disse anteriormente em um post falando do primeiro volume desta serie, Homem-Aranha Noir, podemos entender como uma clara critica, e também um toque na memória, do que já aconteceu e que pode acontecer novamente se não tomarem cuidado. Estes quadrinhos merecem uma atenção por parte de historiadores comprometidos com a analise das representações históricas e sociais nos HQs.


Quanto ao gênero NOIR que foi utilizado na ambientação destes quadrinhos posso dizer que obviamente foi uma escolha muito sensata, pois o ambiente escuro, misterioso, tenebroso que o gênero passa condiz plenamente com a mensagem que o quadrinho passa.
Creio piamente que esta série de quadrinhos é merecedora de atenção, não somente por leitores costumeiros, mas sobretudo por historiadores.
Boa leitura a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário