Este Blog tem em seu propósito divulgar a produção científica do professor e historiador Rodrigo Moraes Cunha, o historiador do quadrinhos. Que em sua produção trabalha as Histórias em Quadrinhos como objeto histórico e de estudo acadêmico e teórico, assim como estuda a ficção como ferramenta de ensino.
Nesta serie de posts que colocarei aqui tentarei mostrar essa variada forma de propaganda politica. O esforço de guerra norte-americano foi tamanho que não foi somente os Super-Heróis, como Superman e capitão America, pra citar os mais famosos, que aderiram ao esforço de guerra, a comunidade dos desenhos animados também foi "convocada" e um dos mais ilustres é o Pato Donald. Em 1942, os estúdios disney criaram, um desenho de propaganda anti-nazista, chamado de "A Face do Füher". Esse desenho mostra Donald vivendo na Alemanha Nazista, onde ele é forçado a trabalhar em uma fábrica de produção em série de armamento bélico pesado e de fotografias produzidas em série do Führer Adolf Hitler.
Tirando uma certa ingenuidade do produtores quanto a critica à produção em serie na Alemanha, algo existente nos EUA desde meados dos anos 20, a produção animada mostra uma serie de representações que o povo norte americano, ou melhor, estadunidense, possuía quanto a situação econômica no pais do Füher. , ao menos antes do conflito se iniciar, isso é claro quando o Donald tenta tomar café da manha, dentre outras que vou deixar pra vocês verem.outro fato marcante nesta produção é a construção do esteriótipos. os Japoneses são representados como pessoas baixas desajeitadas e praticamente cegas, os italianos com cara de estúpidos os alemães são representados com o capacete em frene os olhos, quase como querendo dizer que o povo alemão ficou sego com as promessas nazistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário